O corte plasma é um processo de corte térmico que usa um jato de plasma para cortar metais. É um método eficiente e preciso amplamente utilizado na indústria devido à sua capacidade de cortar metais de diferentes espessuras. Esse método é seguro e vantajoso.
O corte plasma é um processo que utiliza jato de plasma para cortar metais. O Plasma é conhecido como quarto estado da matéria. Para isso, um gás ionizado é superaquecido até gerar agitação térmica molecular.
Essa substância em alta temperatura e pressão é expelida por um orifício diretamente no metal com velocidade e precisão. Portanto, a combinação de calor intenso e força mecânica altera o material a nível molecular, cortando-o.
A intensidade do jato de plasma pode deformar o metal, o mesmo deve ser ajustado sempre antes do corte. Por isso deve ser usado somente em materiais de larga espessura.
O método é preciso e eficiente para cortar metais de larga espessura, mas recomenda-se evitar o seu uso em materiais mais finos, pois a intensidade do plasma pode deformá-los. A técnica faz um corte preciso com rapidez e gera pouco impacto ambiental.
Acompanhe nosso blog e fique por dentro de conteúdos semanais!
Embora o corte plasma seja um processo eficiente e preciso, pode produzir uma grande quantidade de calor e fumaça. Por isso, é importante que se tomem importantes medidas de precaução para realizar o corte de plasma em metais. Alguns dos cuidados incluem:
Além disso, todo o equipamento da indústria deve ser fiscalizado, e se possível trocar em caso de estar danificado. E assim prevenir acidentes.
Deve-se ajustar a intensidade da tocha de plasma a depender do metal que está sendo cortado. O processo é rápido e pode cortar até 20.000 pés por segundo.
Pode-se usar o corte plasma para cortar metais de diferentes tipos, como aço carbono, aço inoxidável, alumínio e cobre. Com um corte de alta habilidade se faz qualidade.
A durabilidade desse método sofre influência de vários fatores. Por exemplo, a qualidade do equipamento, a habilidade do operador, a qualidade do material a ser cortado, e outros fatores específicos do processo de corte.
Em geral o corte plasma é capaz de produzir cortes de alta qualidade em uma ampla variedade de metais. Ao usar as tochas de plasma o material tende a ter uma vida útil mais longa se comparada com outras técnicas, como oxicorte ou serra.
Para garantir a segurança e prolongar a vida útil do equipamento utilizado para fazer o procedimento é necessário se atentar a alguns detalhes, como por exemplo: Manutenção regular, armazenamento adequado do aparelho e substituição de peças danificadas.
Por fim, a técnica utilizada em materiais específicos e operados corretamente, trazem benefícios para a indústria, para o meio ambiente e para o cliente.
Temos uma equipe preparada para melhor atender sua empresa.