O corte de ferro é um processo complexo que exige um bom maquinário para que se execute com o máximo de precisão. Por isso, conheça mais sobre essa prática e entenda porque é importante contar com uma empresa segura e confiável.
O corte de ferro é difícil devido à resistência do material que exige etapas mais complexas para que seja capaz de se separar e ter um bom acabamento. Mas, há algumas formas de conseguir esse resultado final como as que estão descritas a seguir:
Para entender como eles funcionam o ideal é conseguir ver mais detalhes sobre cada um e ter noção das suas diferenças. Então, a seguir tem um pouco de informações para que você consiga compreender melhor os conceitos.
Um dos tipos mais eficientes para lidar com esse tipo de material é o oxicorte, ou o corte com reação de oxigênio. Isso porque, o processo consiste em esquentar o metal à temperatura de ignição com uma chama de gás combustível e oxigênio.
O corte de ferro é produzido pela reação química entre o oxigênio e o aço-carbono que ainda produz óxido de ferro, que é uma escória da etapa. Portanto, a alta pressão dos gases é o que estoura a fenda.
Esse processo é útil apenas para metais ferrosos, ou seja, os que têm um alto teor de ferro na sua composição. No entanto, ele serve apenas para cortar chapas com mais de duas polegadas e tem um acabamento mais grosseiro.
Acompanhe nosso blog e fique por dentro de conteúdos semanais!
O corte a laser é um processo que se desenvolveu muito e hoje é útil para diversos materiais, inclusive para o ferro. Isso porque, possui uma alta precisão, velocidade e versatilidade que o tornam ideal para uma grande gama de usos.
Esse é um processo de separação térmica muito eficaz para o corte de ferro devido a alta temperatura que atinge. Assim, quando o material é atingido pelo feixe de laser, se aquece até o ponto de derreter ou se vaporiza de modo total.
Depois que o feixe de laser consegue ultrapassar por completo o material em um dado ponto, começa-se o processo de corte. Dessa forma, o sistema segue a geometria escolhida e separa o material com sucesso.
As diferenças desses processos se encontram no preço e no acabamento que eles oferecem para o material. Isso porque, o corte a laser é muito preciso, mas tem um valor mais alto e precisa de um pouco mais de cuidado para sua aplicação.
O oxicorte por sua vez é mais barato, só que o acabamento é grosseiro e tende a precisar de um pós acabamento para corrigir rebarbas, por exemplo. Dessa forma, na hora de fazer corte de ferro é preciso selecionar de acordo com a sua aplicação.
Hoje há várias opções para quem deseja fazer esse processo, mas para escolher uma, o ideal é ter certeza de bom preço, qualidade de serviço e eficiência. Por isso, a AF Metais é uma empresa que se destaca nesse segmento e que pode lhe oferecer os melhores serviços.
Temos uma equipe preparada para melhor atender sua empresa.