As máquinas de corte e dobra de ferro vieram para facilitar os métodos de manuseio e fabricação de peças de metais. Pois, abrange muitas vantagens que os métodos tradicionais deixam a desejar, como precisão, rapidez e redução de desperdício.
Corte e dobra de ferro são processos fundamentais na indústria de manufatura. Assim, para criar uma peça, há o corte das chapas de ferro e depois a dobragem, a fim de obter a forma desejada de um projeto ou estrutura específica.
É possível dobrar, cortar e moldar as chapas de ferro em vários formatos e tamanhos. Portanto, devido essa versatilidade, o seu campo de uso é bastante amplo.
Isso envolve projetos de construção, como estruturas de reforço para casas, edifícios, pontes e estradas, além de aplicações em telhados, automóveis, sistemas de aquecimento, ventilação, ar condicionado e dentre vários outros.
O processo de corte e dobra de ferro envolve o uso de máquinas especializadas de corte a plasma, através de um sistema conhecido por CNC (computer numerical control), ou seja, é um método automatizado que controla sua precisão por meio de um software.
Enquanto a dobra de chapa de ferro utiliza um freio de prensa que funciona a partir de um sistema hidráulico ou mecânico. Com isso, ao aplicar a força, é possível obter a forma desejada do material a partir de medições precisas.
Acompanhe nosso blog e fique por dentro de conteúdos semanais!
A vantagem principal do corte e dobra de ferro é garantir a praticidade derivada da automação durante o processo metalúrgico. Entretanto, há benefícios muito amplos que a indústria consegue obter como, por exemplo:
O avanço da tecnologia proporcionou a automação de muitos processos, porque antes disso, era necessário a junção do trabalho humano com auxílio de algumas ferramentas, assim, tal mudança resultou em todos esses fatores.
Ainda mais quando se fala das técnicas de corte e dobra de metais de forma comum, pois exige muita atenção durante toda a fabricação, já que envolve muita força, objetos cortantes e altas temperaturas, o que põe em risco a segurança do trabalhador.
Com esse método a produtividade e a eficiência na fabricação de peças metálicas é maior, porque o projeto da criação de tais máquinas tinha tal intuito. Desse modo, resulta em um acabamento refinado e isso é o seu principal diferencial quanto aos métodos tradicionais.
Por causa da alta precisão e exatidão dessas técnicas, é possível minimizar erros, além de atingir as especificações desejadas atingidas. Além disso, elas reduzem o desperdício de matérias-primas e, consequentemente, obtêm menor gasto com material.
Investir em máquinas de corte e dobra de ferro traz muitos benefícios para as empresas, pois garante rapidez e precisão, a fim de garantir a qualidade e a segurança dos produtos acabados, lucratividade, bem como um ambiente de trabalho mais seguro.
Temos uma equipe preparada para melhor atender sua empresa.