O corte e dobra de chapas galvanizadas é um processo industrial de corte e revestimento de chapas de aço. O material recebe uma cobertura de zinco para evitar corrosão. São muito utilizadas na construção civil, equipamentos agrícolas e automóveis.
Para usar o corte e dobra de chapas galvanizadas é preciso um material de alta qualidade, tanto o aço, quanto a substância utilizada para revestir a chapa, que nesse método é o zinco. Essa técnica anticorrosiva garante resistência e durabilidade à estrutura.
Existem diferentes tipos de chapas galvanizadas disponíveis, a depender da espessura, tamanho e uso final do material. Estes são:
Todas essas metodologias devem ser utilizadas de acordo com o material apropriado, com o tempo de produção e como será utilizado para que prolongue a solidez da chapa.
O tipo mais comum de chapa galvanizada é a quente. Onde seu processo de revestimento é submergir a lâmina de aço em um banho de zinco fundido, que se adere à superfície do material e forma uma camada protetora resistente à corrosão.
Projetos arquitetônicos também usam de corte e dobra de chapas galvanizadas, onde o seu revestimento tem uma função estética e utilitarista. Por fim, uma camada de pintura é suficiente para proteger a chapa, decorar painéis, fachadas e móveis.
Antes de iniciar o procedimento deve-se preparar a lâmina de aço de maneira adequada. Portanto limpar a superfície, remover quaisquer irregularidades, fazer marcações precisas e escolher a ferramenta de corte apropriada.
Acompanhe nosso blog e fique por dentro de conteúdos semanais!
Para um corte e dobra de chapa galvanizada bem sucedido é preciso estar atento a alguns detalhes. Por exemplo, o uso de EPI 's, a ferramenta coerente com a tarefa, manter o ambiente de trabalho limpo e organizado antes do processo automatizado.
A escolha da ferramenta de dobra certa dependerá do tipo de chapa galvanizada e do tipo de dobra necessária. Por exemplo, dobradeiras manuais podem ser ideais para dobras simples, enquanto prensas dobradeiras são melhores para dobras complexas.
Além disso, deve-se atentar para preparação adequada da chapa antes da dobra. Ou seja, cumprir com todas as etapas de limpeza e marcação. Afinal as chapas podem passar por processos mecânicos diferentes sejam manual, por prensa ou hidráulico.
A escolha da ferramenta para o corte e dobra da chapa galvanizada dependerá do tipo de lâmina e do corte escolhido. Por exemplo, tesouras podem ser ideais para cortes retos, enquanto guilhotinas são melhores para cortes em ângulo.
As ferramentas de corte disponíveis para cada chapa incluem tesouras, serras elétricas, guilhotinas e plasma. Cada técnica tem a sua especificação.
Cortar e dobrar chapas galvanizadas pode parecer uma tarefa complicada, mas com as ferramentas e técnicas corretas, é possível realizar o trabalho com sucesso.
No entanto, em caso de inexperiência no corte e dobra de chapas galvanizadas, deve-se procurar por profissionais na área. Afinal, a qualidade do trabalho dependerá não apenas da ferramenta e técnica, mas também da habilidade e experiência do operador.
Temos uma equipe preparada para melhor atender sua empresa.