O corte e dobra de chapas é uma forma tecnológica, simples e precisa de otimizar os processos dentro das indústrias e construções civis. Além disso, é uma opção econômica que traz ao cliente diversas vantagens, como maior produtividade e praticidade.
O corte e dobra é um método simples, prático, econômico e preciso de fazer recortes de materiais amplamente utilizados no setor industrial e em construções. Esse procedimento permite que as peças cheguem ao cliente nos mais variados formatos e tamanhos.
O corte de uma chapa é feito sob medida de acordo com as características da aplicação do material. Além disso, a modificação da peça pode ser por meio da ação de pressão da lâmina, comumente chamada de guilhotina, ou por meio do corte térmico.
O corte por guilhotina oferece maior agilidade, entretanto, não há como variar nos formatos, por isso, o corte térmico é o mais indicado. O corte térmico pode ser a plasma ou a laser, e ambos dispõe de uma tecnologia que entrega precisão e economia aos clientes.
Acompanhe nosso blog e fique por dentro de conteúdos semanais!
Existem vários tipos de cortes em chapas porque isso vai depender do material que está sendo trabalhado, dimensões e formato. Assim, os tipos de cortes mais utilizado por construtoras e indústrias são:
Além disso, existe o corte a plasma e o corte a laser. Estes são os mais conhecidos devido a sua alta tecnologia e precisão. As máquinas fazem esse corte usando uma tecnologia que entrega uma precisão maior e menos desperdício durante o processo.
CNC é uma sigla para Controle Numérico Computadorizado, tecnologia que permite que as máquinas façam os cortes das peças. Assim, apenas utilizando uma linguagem de programação que coordena os pontos, que estão localizados em um eixo x e em um eixo y.
O processo de dobras chapas é de conformação mecânica, isso quer dizer que no momento da aplicação da força acontece a dobra do material. Essa técnica serve para transformar a peça para seu destino final, como telhas, calhas, rufos entre outros materiais.
Além do mais, a dobra não altera o volume do material. Entretanto, quanto a espessura, esta pode sofrer algumas alterações e mesmo assim, isso não modifica as características iniciais do produto.
Além de satisfazer o cliente ao entregar um material de alta qualidade e precisão, esse processo é muito utilizado em construtoras civis e em outros tipos de indústria. Nesse sentido, quanto mais rápido e econômico, maior será a produtividade dessas empresas.
O corte e dobra de chapas apresenta diversas vantagens, uma vez que é um processo moderno e tecnológico. Além disso, oferece facilidade e economia, desde a produção até o resultado final. Portanto é um método que utiliza somente o material necessário.
Além disso, há maior praticidade e produtividade visto que substitui o trabalho manual, reduzindo o uso de ferramentas, como serras ou policortes. Por fim, garante maior espaço no canteiro da obra porque o material já chega pronto do fornecedor e da bancada.
Temos uma equipe preparada para melhor atender sua empresa.